Com a retomada do turismo e reabertura da economia em Búzios. A cidade está voltando a receber vários praticantes de inúmeros esportes que são praticados aqui na península mais famosa e badalada do Rio de Janeiro.

Listamos alguns deles para que você possa escolher qual vai querer praticar quando chegar aqui. São eles:

  • Surf

Quem curte Surf já pensa em Búzios, na cidade as melhores ondas estão no canto direito da praia de Geribá, é lá também que acontece os campeonatos estaduais e nacionais do esporte. Já do outro lado da praia é dominado pelos iniciantes no esporte e pelas escolas da modalidade.

No meio da praia acontece aos domingos a partir das 14hs o projeto Na Onda Delas, ele trai participantes com aulas. Para aos interessados basta ir ao local no dia e horário da aula. Não é preciso saber surfar – o projeto é voltado para iniciantes – e nem ter prancha (os equipamentos podem ser alugados no local). 

Armação dos Búzios, também possui outras praias super legais para quem curte pegar uma onda além de Geribá.

São elas:

Praia Brava;

Praia de Tucuns.

  • Windsurf

Para quem não conhece esse esporte, o Windsurf consiste em basicamente ser uma prancha que é impulsionada por uma vela. Esse esporte é praticado com uma prancha semelhante à prancha de surfe e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura.

O windsurf consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento. A cidade já recebeu inúmeras competições desse esporte super radical, para ficar por dentro fique de olho em nosso calendário de eventos.  As melhores praias para à prática dessa modalidade na península são:

Ferradura;

Ferradurinha;

Geribá;

Rasa;

Manguinhos.

  • Stand up paddle

O Stand up paddle ou SUP como os praticantes surgiu no Havai no início dos anos 60. Os Beach Boys de Waikiki deram origem ao termo “Beach Boy Surf” quando estavam em suas pranchas compridas remando com remos de canoa. O objetivo inicial do esporte era tirar fotos para os turistas que aprendiam a surfar. Essa curiosa modalidade do surf visa se equilibrar em cima de uma prancha remando para se locomover.

A história desse esporte está diretamente ligada ao Surf, pois, relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte. Antigamente os professores e mestres, que instruíam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade dos alunos e do mar.

As praias mais legais para praticar o stand up paddle ou SUP em Búzios são:

João Fernandes;

João Fernandinho;

Ferradurinha;

Geribá;

Tartaruga.

  • Caiaque

Esse é um esporte “antigo”, mas ainda muito apreciado.  Para os que não conhecem o caiaque nasceu na Alemanha e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.

As melhores praias búziana para a prática dessa modalidade aquática são:

João Fernandes;

João Fernandinho;

Ferradura;

Ferradurinha;

Tartaruga.

  • Mergulho

Normalmente as praias de Armação dos Búzios possuem águas bem claras e uma fauna e flora bastante rica, com inúmeras espécies de peixes para serem vistos e apreciados.  É bastante comum observarmos em nossas praias vários esportistas praticando essa modalidade.

Os melhores pontos para se mergulhar em Búzios são nas praias:

Azeda;

Azedinha;

João Fernandes;

João Fernandinho;

Forno;

Amores.

  • Bodyboard

Para quem não é muito familiarizado com o esporte o bodyboard é uma prática que o atleta usa sua prancha bodyboard para deslizar pela crista da onda em direção a areia.

Búzios possui algumas praias excelentes para a prática:

Geribá;

Brava.

  • Vela

Já o Iatismo ou Vela para os mais íntimos, é uma modalidade esportiva que envolve barcos por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento.

Armação dos Búzios também é famosa pela a prática nessa modalidade e pelo seu tradicional clube velas da cidade. Na península existem várias praias que se costuma praticar bastante essa linda modalidade esportiva:

Manguinhos;

Ferradura.

São as praias que mais se destacam para a prática.

  • Trilha ecológica

Para quem pensa que Armação dos Búzios é apenas para quem curte esporte com água, se enganou. A cidade possui também algumas rotas de trilha bem legais. Na cidade existe a Serra das Emerencias, nesse parque ambiental é possível fazer alguma dessa trilha, e claro que juntamente com guias. Além da serra também é possível fazer a trilha que para o topo da Ponta do Pai Vitório, essa trilha é super tranquila de se fazer.

A Serra da Emerencias abrange as praias:

Caravelas;

Tucuns.

  • Kitesurf

É um esporte aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha mais curta com ou sem alças para os pés. A pessoa, com a pipa presa pela cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa.

Os melhores pontos de Búzios para a prática são nas praias:

Rasa;

Manguinhos.

  • Parapente

O parapente ou paraglider, termo em inglês é semelhante a um paraquedas, pois, também tem uma estrutura flexível e o atleta está suspenso. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.

Em Búzios é possível se saltar de parapente em uma rampa na Serra da Emerências. O acesso a essa rampa é na Praia de José Gonçalves.

  • Natação

Definitivamente todas as praias de Búzios são perfeitas para a prática de natação. A grande maioria delas possuem águas bem tranquilas e claras o que é perfeito para observar enquanto nada toda a fauna e flora das águas da cidade.

E aí já escolheu qual ou quais esportes você vai vir praticar aqui em Búzios? Escolha e venha aproveitar garantimos que você não vai se arrepender.

Deixe o seu comentário