A Rua das Pedras e sua história

A grande massa de turistas que visitam Armação dos Búzios todos os anos nem imaginam a história que está por trás da famosa Rua das Pedras.

Na década de 60 a famosa rua era apenas uma passagem de terra batida que ia a caminho do mar. Existiam cerca de 10 casa de pescadores nativos da cidade com pitangueiras plantadas nos quintais. O comércio chegou à hoje badalada rua na mesma época com o Armazém de Secos e Molhados do senhor Antônio Alípio da Silva, após foi fundado o Bar Central um local onde podia se encontrar comes e bebes dos boêmios da cidade.

 Já em relação as pedras que fazem o calçamento dessa charmosa rua, elas chegaram na década de 70 por iniciativa do falecido empresário carioca César Thedim juntamente com o jovem arquiteto Octávio Raja Gabaglia. Com a instalação desse calçamento com o nome popular de “pés de moleque” foi possível a circulação de veículos dos pouquíssimos turistas e forasteiros que chegavam à cidade.

Foi quando que em 1968 a empresária Renata Dechamps comprou o Armazém do senhor Antônio por 24 mil dólares para transformar o local em sua casa de veraneio. Lembrando que o local foi super bem frequentado inclusive o astro do rock Mike Jagger ficou hospedado no local na época que ele visitou nossa cidade. Na época além das pitangueiras também havia pés-de-bola, árvores cujas sementes eram usadas como matéria prima para as carrapetas (piões) feitas por garotos que moravam na cidade como o artista Toninho Português, hoje reconhecido por reproduzir utilizando o bico de uma pena os peixes nativos de Búzios.

Nessa mesma época foi quando o caminho até a cidade foi batizado pelo nome Avenida José Ribeiro Dantas, a via foi uma singela homenagem ao empresário já falecido que segundo relatos ele teria ajudado muitas famílias e moradores da cidade.

Com a disseminação do turismo na cidade o trecho de “pés de moleque” recebeu o nome da mundialmente conhecida Rua das Pedras. Com o tempo e o fluxo de moradores e turistas circulando por lá foi proibida o tráfego de veículos. Nos meses de férias escolares e verão o fluxo de pedestres é bastante intenso. Esses transeuntes estão normalmente em busca dos restaurantes, bares, lojas ou até mesmo estão indo até algumas das boates próximas.  

Hospedagem

Por toda a Rua da Pedras é possível achar vários tipos de comércios que possuem como objetivo principal transformar a estadia em Búzios incrível. Para quem não sabia é possível ficar hospedado na Rua das Pedras, no trecho existem algumas pousadas e hostels com preços de variam bastante de acordo com a época do ano. Então fique ligado nos sites de viagens.

O que fazer?

Por lá você pode encontrar de tudo um pouco. Para a galera que curte passear de bugres é possível alugar o veículo com ou sem motorista. Por lá também é possível fazer reservas para passeios de barco ou até mesmo fazer uma eco trilha pela Serra das Emerencias ou até a Ponta do Pai Vitório.

Para o pessoal que curte mesmo fazer compras, parabéns! Você achou o seu lugar em Armação dos Búzios. A cidade possui uma grande gama de lojas de grifes em sua extensão. Mas se você prefere mesmo fazer suas compras nos pequenos comerciantes e também que comprar lembranças para toda sua família, novamente você está no lugar certo. Em toda a Rua das Pedras existem vários desses comércios com preços para todos os bolsos.

A Pousada da Brigite

Em 1964 quando a grande modelo Brigitte Bardot Ficou hospedada em nossa cidade ela ficou hospedada em uma pousada na também famosa Rua da Pedras. A Pousada do Sol ainda está de pé ativa e ainda conserva na porta a inscrição “Ap: de Brigitte Bardot“. Na época o proprietário da pousada era um argentino – buziano de nome Ramon Avellaneda que entre suas inúmeras histórias a mais interessante é de que ele foi amigo de juventude de Che Guevara.

Um Rockeiro em Búzios

Como dissemos um pouco anteriormente no texto sim Jagger veio em nossa cidade. e vamos te contar em pouco como foi essa visita.

Em 1976 foi o ano que o famoso astro veio em terras búziana, logo quando ele chegou em sua limusine naquele chão de terra batida ele já causou um rebuliço na cidade. O famoso vocalista dos Stones ficou hospedado na casa de Renata Deschamps (personalidade da época), na Rua das Pedras. O roqueiro chegou acompanhado por duas amigas do dia 11 de janeiro. Como que era de se esperar ele estava sempre cercado por muitas garotas, mas preferiu ficar sentado tocando violão apesar de sempre haver muito agito próximo a ele.   

Muitas personalidades

Não foi apenas Brigite e Jagger que estiveram por aqui. Muitas pessoas apenas desconfiam. Mas na realidade é que nosso ex presidente Juscelino Kubitschek eventualmente passava suas férias em nossa cidade. Para ser mais exata ele costumava ser visto na Orla Bardot. Sua presença era tão importante que no local há até hoje uma estatua em sua homenagem está na orla.

Segundo informações, o presidente sempre estava por lá bem acompanhado e ocupava uma suíte do casarão do século XVIII. Esse casarão pertencia na época ao ministro chefe da casa cível, Osvaldo Penido.

Aos amantes de arquitetura, o casarão está de pé até hoje e guarda várias lembranças da época que Armação dos Búzios era apenas uma pacata vila de pescadores no interior do estado do Rio de Janeiro.

Mas com toda a certeza na época que tudo isso aconteceu ninguém poderia imaginar que nossa amada cidade fosse cair no gosto de todo o mundo. Hoje várias personalidades fazem “parte” da nossa rotina, fato que é mais corriqueiro no verão (alta temporada). Nessa época é mais corriqueiro encontrarmos astros globais e hollywoodyanos. A maior certeza que temos é que é impossível não ficar completamente apaixonado (a) por toda essa beleza natural que Armação dos Búzios possui.

Fontes:

Rolling Stone

Buzios News

Prensa de Babel

Buzios on line

Deixe o seu comentário