Ja ouviu falar na avenida José Bento Ribeiro Dantas em búzios ?
Esse nome te soa familiar ?
Sabe quem foi esse senhor ?

Apaixonado por Búzios e sua gente, desde o primeiro dia em que chegou à Península, José Bento Ribeiro Dantas foi figura determinante na história buziana. Trazido por seu filho Bentinho, que desde a adolescência costumava mergulhar e praticar caça submarina ao lado do amigo Boy Sampaio, José Bento chegou a Búzios em 1954. No mesmo ano, comprou da família Honold (proprietários da Fazenda Campos Novos) uma grande área de terras na praia de Manguinhos, onde construiu sua casa.

Advogado do Banco do Brasil, pessoa bem relacionada, José Bento foi requisitado pelo governo federal, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, para nacionalizar a empresa alemã de aviação civil, “Condor”, que deu origem à brasileira “Cruzeiro do Sul”, da qual foi presidente até a sua morte.

Zé Bento, como era carinhosamente chamado pelos buzianos, dedicou-se a várias obras que contribuíram para a melhora imediata da qualidade de vida dos moradores. Muitas vezes chegou a financiar estas benfeitorias com seu próprio recurso. Entre as principais realizações estão a construção de uma escola, a construção do primeiro posto de saúde do local, da Igreja de Santa Rita, do cais da praia da Armação, da Praça dos Ossos, da mureta de pedras da praia de Manguinhos, e a abertura da estrada que liga a Rasa ao Centro de Búzios, feita para incluir esta comunidade de maioria negra, descendente de escravos, que só se comunicava com a ponta da Península via praias e mar, com grande dificuldade de escoar sua produção da lavoura e casas de farinha.

Zé Bento também teve participação primordial no futuro do turismo da cidade, trazendo convidados ilustres para conhecer Búzios. Primeiro Charles Read, representante da “Rolls-Royce”, depois André Mouravieff, filho do príncipe russo Apostol, embaixador da Rússia na Inglaterra, no início do século XX. Em 1962, André veio a construir a sua casa em Manguinhos, onde alguns anos depois, em 1964, a atriz Brigitte Bardot, símbolo sexual de sua época, se hospedaria por 4 meses.

José Bento Ribeiro Dantas faleceu em 1969, no lugar que mais amava, na praia de Manguinhos, onde a sua família continua vivendo até os dias de hoje. Em homenagem a sua dedicação à melhoria da população, uma escola em Manguinhos, e a principal avenida de acesso à cidade, foram nomeadas José Bento Ribeiro Dantas. Em 1997, logo após a emancipação político-administrativa de Búzios (3° Distrito de Cabo Frio), a Câmara Municipal criou a medalha “Dr. José Bento Ribeiro Dantas” para homenagear ilustres figuras da cidade.

Deixe o seu comentário