O ano era 1960 e vários fatos icônicos aconteceram naquela década, a mini saia estava conquistando os corações das meninas, Woodstok lançando vários grandes artistas para o mundo, a televisão em cores chegando em nossas casas, a construção do muro de Berlim e entre vários outros acontecimentos esportes estavam surgindo pelo mundo.

Para quem ainda não sabe o termo stand up paddle traduzido literalmente significa “remar em pé” e representa uma prática adotada ao longo de séculos por várias civilizações.

O SUP no mundo

Um deles foi o Stand up paddle ou como vários praticantes costumam chamar de simplesmente SUP.  A origem desse esporte foi na Ilhas Havaianas e os Beach Boys de Waikiki deram origem ao termo “Beach Boy Surf” quando eles estavam com suas pranchas compridas remando pelo mar com remos de canoa. Isso tudo tinha como objetivo na época de tirarem fotos dos turistas que aprendiam a surfar no local.

Já no início dos anos 2000 os atletas havaianos de surf Dave Kalama (acima), Brian Keaulana, Rick Thomas, Archie Kalepa e Laird Hamilton entre outros começaram a praticar o Stand up paddle como uma alternativa de treino para os dias que o mar estava muito calmo, ou seja, sem condições para a pratica do surf. Conforme o passar do tempo a prática passou a ser vista como uma modalidade de esporte e começou a ter competições para o SUP. Hoje é muito comum ver surfistas competindo também no stand up paddle.

O SUP no Brasil

No Brasil o SUP chegou por intermédio de dois surfistas Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio que trouxeram equipamentos mais modernos para a prática. O tempo foi passando e o SUP caiu no gosto dos cariocas com o tempo todas as regiões do país ficaram encantados com o esporte que pode ser praticado em mares, rios e lagos.

Modalidades do SUP

Muito se engana quem acredita que apenas existe uma modalidade para a prática do stand up paddle, na verdade existem cerca de quatro tipos diferentes. São eles:

  • Wave

Essa prática busca unir as habilidades do surf clássico com o uso do remo, ou seja, “pegar” ondas com a prancha e o remo. Além disso essa modalidade do SUP também utiliza rocker (curvatura do fundo, que facilita o deslizamento na onda) e em grande parte das vezes utiliza também três quilhas como no surf. No wave se utiliza o remo como se fosse uma pá e o comprimento dele também é um pouco menor, tanto a prancha e o remo são de materiais leves e resistentes tal como a fibra de carbono.

Já em relação aos campeonatos dessa modalidade seguem as mesmas características das provas de surf com regras e juízes avaliando o desempenho dos atletas que se desafiam por baterias de provas, tal como o surf.

  • Race

Para quem não conhece Race é uma palavra em inglês que traduzida significa corrida. Seguindo a tradução a modalidade é basicamente isso. Essa modalidade é basicamente uma corrida onde o atleta precisa ir do ponto A ao ponto B no menor tempo possível sendo assim ultrapassando a linha de chegada no menor tempo possível.

As pranchas da modalidade Race são grandes e com o designe da parte da frente bem similar a uma canoa sendo assim tendo uma maior estabilidade em linha reta. Já em relação ao remo ele é um pouco maior em relação ao modelo de surf.

As provas dessa modalidade são variadas existe a flat water (água lisa, literalmente) que é realizada em lagos, represas ou mar sem ondas essa prova é para mostra a técnica, força e resistência do atleta e também existe a prova downwind (as pranchas correm a favor do vento, num percurso linear) essa prova depende da condição do vento e ondulação a favor, esses fatores fazem com que a prancha corra muito mais rápido fato que exige do atleta mais técnica do que força.  

  • Freestyle

Já essa modalidade visa avaliar as manobras realizadas sobre a manobra de stand up paddle utilizando apenas a mobilidade do corpo com a auxílio do remo.

  • Rafting

Como o próprio nome da modalidade, o objetivo dessa modalidade é descer corredeiras utilizando a prancha de stand up paddle utilizando apenas a mobilidade do corpo e o auxílio do remo.

As variações do SUP

Além de todas as modalidades que listamos acima existem algumas outras.

  • Stand up paddle de Pesca

O praticante dessa modalidade utilizada uma prancha ao invés de um barco. Existem no mercado equipamentos específicos para fixar a vara de pesca a prancha, assim auxiliando o pescador.

  • Stand up paddle de Ioga

Basicamente o praticante faz os movimentos de ioga em cima da prancha de stand up paddle.

  • Stand up paddle em rios de corredeiras

Essa modalidade lembra muito o rafiting sendo um pouco mais radical. Por diversas vezes podem ser utilizado pranchas infláveis para a prática.

Os benefícios do stand up paddle

O stand up paddle está cada dia mais popular no Brasil e no mundo isso se vem porque além de ele ser um esporte aquático “fácil” ele também traz vários benefícios a saúde do praticante. São eles:

  • Redução de estresse;
  • Estimula o emagrecimento;
  • Diminui as dores nas articulações;
  • Alivia a ansiedade;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Ajuda a fortalecer e tonificar os músculos.

Em Búzios

Na cidade de Armação do Búzios é possível praticar o em várias praias da cidade entre elas estão:

João Fernandes;

João Fernandinho;

Ferradurinha;

Geribá;

Tartaruga.

Em todas essas praias é possível praticar várias modalidades diferentes do esporte. Na cidade também é possível alugar todo o equipamento para a prática além disso para quem não tem nenhuma experiencia com a prancha e o remo também é possível se matricular em uma das escolinhas de stand up paddle que tem na cidade.

Em 2018 Armação dos Búzios foi palco do mundial de stand up paddle, além disso todos os anos temos vários outros campeonatos da prática por toda a cidade. E aí você quer aprender a remar com os melhores?!

Fonte:

travinha.com.br

clickfozdoiguacu.com.br

fmsurf.com.br 

rededoesporte.gov.br

Deixe o seu comentário