Nos primórdios do Caiaque
Desde os primórdios o homem tenta “dominar” a água. Vemos tal fato em todos os livros de história. Há um esporte que existe bem antes de cristo.
A história do Caiaque ou Kayaky começa no século XV a.c com os egípcios e passa pelos astecas nos séculos III a IX d.c que utilizavam esses barcos impulsionados por pás que segundo alguns historiadores tal fato teria dado início as canoas de hoje em dia. Entretanto há uma grande corrente de pensamento que afirma que foi apenas no século XVI que de fato houve o registro das canoas e caiaque similares ao que nos conhecemos. Nessa época os historiadores registram na América do Norte a utilização de canoas no estilo dos caiaques utilizavam madeira e peles de forma que elas ficavam leves e rápidas ideais para enfrentar os rios canadenses que são cheios de corredeiras e obstáculos. Na história também é documentado o uso do Caiaque por esquimós que os utilizavam para pescar e transportar suas caças entre dois pontos da costa. E para suportar baixíssimas temperaturas os caiaques dos esquimós eram feitos de madeira revestidos de pele de foca e com a gordura e articulações dos animais.
Por volta do início do século XIX os ingleses inspirados nesses modelos de caiaque começaram a utilizá-los para a diversão na época eles eram chamados de “gronelandais” e foram eles que deram início ao formato de caiaque que temos atualmente. Em pouco tempo essa embarcação se tornou febre em outros países da Europa Central.
Sou uma profissional que já atuou em diversos setores da área administrativa, possuo grande facilidade em aprender novas atribuições. E gostaria de crescer juntamente com sua empresa e aplicar tudo que aprendi em minhas experiencias anteriores e em minha pós graduação.
Inspirado nas embarcações “gronelandais” o advogado escocês Jonh Mac Gregor é considerado o primeiro a utilizá-las com o intuito esportivo nos rios e lagos da Europa. Ele desenhou sua própria embarcação e a batizou de “ROB ROY” nela ele realizou inúmeras expedições e resumiu essas memorias em um livro chamado “Um millier de miles dans lê canoe Rob Roy”. A primeira regata registrada da modalidade aconteceu em 1877 na Bélgica.
Hoje em dia para as construções das embarcações modernas são utilizadas resina de poliéster e reforçada com fibra de vidro em sua maioria, também existem no mercado embarcações fabricadas em resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, e ainda plástico injetado ou rotomoldado – polietileno mas lembrando que todos esses materiais são super leves de modo de ficam mais fáceis de manobrar.
Os primeiros fatos
A canoagem ganhou seu espírito de nobreza quando entrou na grade de esportes olímpicos em 1936 nas olimpíadas de Berlim com a prova de velocidade.
Novamente na Alemanha para ser mais exato em Monique em 1972 a modalidade “Slalom” (águas brancas) apareceu como esporte de demonstração. Cerca de vinte anos depois nos Jogos Olímpicos de Barcelona e nos Jogos de Atlanta, a modalidade “Slalom” entrou oficialmente no quadro dos jogos com sua presença válida no quadro de medalhas.
A canoagem no Brasil
Em terras tupiniquins a modalidade surgiu como uma prática esportiva um tão quanto que informal em 1943, o esporte chegou por aqui por intermédio de um imigrante alemão nascido em 1915, o Sr. José Wingen. Ele morou em Porto Alegre /RS e em 1941 se mudou para a cidade de e Estrela banhada, pelo Rio Taquari, lá ele construiu uma embarcação de madeira similar a que ele utilizava na sua infância quando ele competia pelo Kanu Club da Alemanha.
Foi assim que surgiu o primeiro caiaque no Brasil naquele momento ele foi denominado de “regata” e logo despertou um grande interesse pela atividade esportiva pela população local. Um tempo depois segundo o próprio Sr. José Wingen, a canoagem sofreu com a falta de infraestrutura fato que foi desestimulando os praticantes, mas o mais duro golpe para a modalidade foi a construção da represa Bom Retiro, que levou a canoagem brasileira um grande momento de estagnação e após descontinuidade.
Em meados das décadas de 70/ 80 a canoagem nacional foi retomada com a chegada dos primeiros caiaques de fibra de carbono trazidos da Europa e da Argentina. Essas embarcações serviram como molde para a construção dos primeiros caiaques feitos de resina de poliéster reforçada com fibra de vidro.
PRINCIPAIS DATAS NA CANOAGEM BRASILEIRA
1979 – Por iniciativa de Leopoldo J. L. Ávila, o inglês Alan Byde, um verdadeiro teórico da canoagem, veio ao Brasil, trazendo na bagagem os pedaços de um caiaque de turismo, típico da década de 60. Leopoldo chegou a construir no quintal de sua casa cerca de duzentos caiaques.
1980 – Foi fundada a ACC – Associação Carioca de Canoagem, 1a. entidade oficial da canoagem brasileira, presidida por Uwe Peter Kohnen.
09/04/1982 – I Encontro Nacional de Canoagem – Visconde de Mauá, RJ
19/02/1984 – I Prova Oficial de Canoagem – Rio Preto, Visconde de Mauá, RJ
20/10/1984 – I Prova Oficial de Velocidade, Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, RJ
1984 – Ingresso na FIC ( Federação Internacional de Canoagem)
03/04/1985 – Ingresso no Consejo Sudamericano de Canoas
03/05/1985 – Fundação da Associação Brasileira de Canoagem, durante a I Volta da Ilha de Vitória, em Vitória, ES, com a presença da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Sendo eleito Presidente o Sr. Uwe Peter Kohnen.
02/05/1988 – Foi eleita e empossada a 2a Diretoria da ABC, tendo como Presidente o Sr. João Tomasini Schwertner.
18/03/1989 – É fundada a Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, com a participação das Federações dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
1992 – Gustavo Selbach ganha medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de Slalom na Noruega.
1992 – A primeira participação nos Jogos Olímpicos foi em Barcelona com os atletas Leonardo Selbach, Gustavo Selbach, Marlon Grings, Sebástian Cuattrin, Álvaro Koslowski e Jefferson Lacerda.
1996 – Olimpíada de Atlanta, Sebastian Ariel Cuattrin, conquista o 8o. lugar no K-1 1000 m, único americano nas finais masculinas de Caiaque.
1996 – O Estado do Paraná inclui a Canoagem [Slalom, Travessia (Maratona), Rafting] nos Jogos Mundiais da Natureza, construindo uma pista artificial de slalom em Foz do Iguaçu
09/1996 – Última etapa da Copa Mundial de Slalom, em Três Coroas, RS, com a participação de 17 países.
22/11/1996 – No XXVI Congresso da FIC, o Brasil conquista os Mundiais de Caiaque-Pólo (2000) e Velocidade Júnior (2001), com sede nas cidades de São Paulo e Curitiba, respectivamente.
1997 – A canoagem brasileira realiza seu grande sonho: promover um Campeonato Mundial – Três Coroas, RS – Campeonato Mundial de Canoagem Slalom.
1997 – O Brasil conquista o Mundial de Wave Ski, da Associação Mundial de Wave Ski e elege o Sr. Mário Silveira de Souza com Vice-Presidente da entidade.
Caiaque em Búzios
Por toda a cidade de Armação dos Búzios é possível alugar caiaques e remos para poder observar a fauna e flora da cidade. E para a prática desse esporte indicamos as praias de:
Fonte:
canoagem.org.br
Imagem
Olhares.com